Após aumento da velocidade por Doria, marginais têm 60% mais acidentes
Imagem: Nelson Antonio/ Folhapress |
Da Rede Brasil Atual
Entre 25 de janeiro e 23 de fevereiro, foram registrados 102
acidentes. Média de 2016, com velocidades menores, era de 64 ocorrências por
mês
São Paulo – Após o aumento da velocidade nas vias marginais
Pinheiros e Tietê, determinada pelo prefeito da capital paulista, João Doria
(PSDB), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 102 acidentes no
trecho entre 25 de janeiro – dia que a medida entrou em vigor – e 23 de
fevereiro. A média de 2016, com as velocidades implementadas na gestão de
Fernando Haddad (PT), era de 64 acidentes por mês. O aumento de 60% foi
justificado pela gestão Doria pelo aumento do número de agentes de trânsito
atuando na região, de 45 para 75, o que teria aumentado o registro de
ocorrências.
Dentre os acidentes ocorridos, quatro foram atropelamentos.
Uma morte foi registrada. No entanto, esses dados são preliminares e não
compilam informações dos serviços de saúde nem boletins de ocorrência da
Polícia Civil. O Programa Marginal Segura, criado por Doria, definiu o aumento
da velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê, de 50 km/h para 60 km/h, na via
local, de 60 km/h para 70 km/h, na via central, e de 70 km/h para 90 km/h, na
via expressa.
Promessa de campanha de Doria, o aumento da velocidade das
marginais ignorou apelos de organizações que trabalham por segurança no
trânsito, associações de ciclistas e pedestres e urbanistas. A Associação
Ciclocidade entrou na Justiça contra o aumento da velocidade e teve um vitória
temporária, mas a liminar foi derrubada dois dias antes da mudança. Para
mitigar os problemas causados pelo aumento da velocidade, a gestão Doria disse
que deixaria quatro ambulâncias e dez veículos operacionais para atender
exclusivamente as marginais.
A gestão Haddad reduziu a velocidade das marginais em 20 de
julho de 2015. Um ano depois, a queda no número de acidentes foi acentuada. As
vias tiveram 608 acidentes no primeiro semestre de 2015, contra 380 nos
primeiros seis meses de 2016, segundo dados da CET. O número de atropelamentos
também caiu, indo de 27 para nove no mesmo período. Além disso, o índice de
congestionamentos teve redução de 6%, em linha com a análise de especialistas
em mobilidade urbana.
Marcadores: aumento da velocidade marginal, João Dória, mobilidade urbana, Prefeito Fernando Haddad
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