Símbolo de priorização da bicicleta como modal de transporte, ciclovia da Paulista completa um ano e atrai até 230 ciclistas por hora
Ciclovia avenida Paulista. Foto: Heloisa Ballarini/ Secom
Com 2,7 quilômetros de extensão, via recebe 2,1 mil
ciclistas por dia em avenida que, antes de 28 de junho de 2015, tinha espaço
para carro, ônibus, metrô e calçadas largas para pedestres, mas não servia para
as bikes
Nesta terça-feira (28), a ciclovia construída pela
Prefeitura de São Paulo na avenida Paulista completa um ano de existência. Com
2,7 quilômetros de extensão, a via vai da Bernardino de Campos até a Consolação
e foi construída com concreto pigmentado, método que dá mais durabilidade,
regularidade e resistência ao piso, contando ainda com grades proteção e
semáforos sincronizados com os dos pedestres.
Até a inauguração da ciclovia, a avenida contava com mais
de 15 pontos de ônibus, três estações de metrô (Brigadeiro, Trianon Masp e
Consolação) e calçadas largas de até 10 metros, mas sem espaço segregado para a
bicicleta. Um ano depois, no último dia 17 de junho, uma medição realizada pela
Secretaria Municipal de Transportes (SMT) registrou 2.148 ciclistas em 24
horas, sendo 234 em apenas uma hora, entre às 21 e 22 horas.
Dados comparativos da Companhia de Engenharia de Tráfego
(CET) apontaram que, na média, o volume de ciclistas que passam pela Paulista
no período do fim da tarde cresceu em quase dez vezes entre 2014 e 2015.
Enquanto antes da ciclovia eram 169 ciclistas na avenida entre às 17 e 20
horas, após a inauguração, a média passou para 1.685. O crescimento foi o mesmo
também no período da manhã, entre às 7 e 10 horas, de 85 em 2014 para 827 no
ano passado.
O modelista Gelber Lopes, 31 anos, mora na Bela Vista e,
com a inauguração da ciclovia, passou a economizar o dinheiro do ônibus que
gastava para ir até o trabalho. “Com os deslocamentos do dia para outros
locais, chegava a gastar até R$ 30. Quando a ciclovia ficou pronta, tomei
coragem. Agora, além de economizar, faço exercício e cuido da saúde, o que é
muito bom”, disse.
Os dados da CET vão ao encontro do levantamento feito
pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) que aponta
que, na Paulista, o volume de ciclistas, entre 6 às 20 horas, subiu de 733 em
2010 para 2.112 em setembro do ano passado. O número de ciclistas por hora
triplicou, de acordo com o Ciclocidade, de 52,36 em 2010 para 150,86.
Um dado importante é que, segundo a associação, as
mulheres, que eram apenas 4% dos ciclistas que circulavam na Paulista em 2010,
agora são 14%. O volume de mulheres ciclistas na Paulista subiu de 27 para 298
por dia.
A psicanalista Janaína Namba, 43 anos, é uma dessas
pessoas que adotou a bicicleta como modal de transporte. “Ando de bicicleta
desde criança, mas só quando fizeram a ciclovia, passei a usar para ir para o
consultório. Já andava por aqui, mas não com a mesma frequência e com a
ciclovia melhorou muito”, afirmou.
A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 416,2
quilômetros de vias destinadas aos ciclistas. Do total existente, a atual
gestão entregou 319,6 km desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km
de ciclovias e 31,9 km de ciclorrotas. Em 14 trechos de ciclovias monitorados
pela CET em toda a cidade, como a São João, Doutor Arnaldo, Vergueiro,
Liberdade, Consolação e a própria Paulista, o crescimento de ciclistas foi
superior a 200% entre 2014 e 2015.
Um estudo feito pela CET apontou queda de 34% no número
de mortes de ciclistas na capital paulista, na comparação de janeiro a dezembro
de 2014 com o mesmo período do ano passado. Nos 12 meses de 2015 foram
registradas 31 mortes, ante 47 casos fatais em 2014. Ou seja, apesar do aumento
de ciclistas na cidade, 16 vidas foram poupadas por contada segurança oferecida
pelas vias segregadas.
“Estou no emprego há seis meses e dá para perceber que na
ciclovia, você fica tranquilo quando está andando de bicicleta, porque é mais
seguro. Facilita muito meu trabalho”, disse Daniel Ribeiro, 32 anos, que
utiliza a bicicleta para entregar água mineral em toda a região.
Marcadores: ciclovias, Prefeito Fernando Haddad, São Paulo
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