segunda-feira, 23 de maio de 2016

São Paulo ganha circuito de cinema grátis

Inauguração do Circuito Spcine Feitiço da Vila (19/05) – Crédito: Fernando Pereira/SECOM

O Circuito Spcine é o projeto que vai levar a experiência do cinema a todas as regiões da capital paulista. Como? A ideia é modernizar salas já existentes com equipamentos de ponta, criando uma programação regular nesses locais.


Além de ampliar a oferta de espaços para exibição de filmes, o Circuito Spcine vai chegar a regiões não atendidas ou pouco atendidas por salas oficiais de cinema.


O Circuito Spcine é formado por equipamentos da Prefeitura de São Paulo, como centros culturais, CEUs e bibliotecas públicas.

Com a instalação completa das salas, a programação contará com 200 sessões semanais e expectativa de 960 mil espectadores por ano.

A programação vai garantir a diversidade de títulos, incluindo obras artísticas, nacionais e blockbusters, além de construir um plano de formação de público.

Em setembro de 2015, a Spcine realizou encontro com representantes de diversas entidades culturais para dialogar sobre o Circuito. O público era formado por gestores dos CEUs, onde será instalada a maior parte das salas de cinema.

A realização do evento foi importante para aproximar os gestores das salas e também para iniciar o diálogo com os movimentos locais, o que será fundamental para o sucesso do Circuito.

Na primeira etapa do projeto, serão modernizadas 20 salas. As primeiras salas começaram a funcionar no final de março de 2016.

Décima sala do Circuito Spcine é inaugurada no CEU Feitiço da Vila



O Centro Educacional Unificado (CEU) Feitiço da Vila, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, recebeu a décima sala do Circuito Spcine na tarde do dia 19 de maio. O projeto, que está levando cinema gratuito para todas as regiões da cidade de São Paulo, pretende inaugurar mais dez salas de exibição.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Maria do Rosário Ramalho, do Diretor Regional de Educação do Campo Limpo, Alexandre Ferreira Cordeiro, do diretor-presidente da Spcine, Alfredo Manevy, e da Coordenadora de Difusão da Spcine, Ana Louback.

Antes da inauguração da sala no CEU Feitiço da Vila, o cinema mais próximo da região na qual está a unidade ficava em um centro comercial há 40 minutos de transporte coletivo. “Agora, tenho um cinema gratuito, do lado de casa, menos de 100 metros. Meu filho estuda aqui de manhã e adora cinema, mas ficava difícil leva-lo”, afirmou Elen dos Santos, 27 anos, moradora da região e mãe do garoto Richard Damásio, de seis anos.

O filme escolhido para a primeira sessão foi “Snoopy & Charlie Brown - Peanuts”. Para Jaldo Fortes, gestor do CEU Feitiço da Vila, abrir uma sala de cinema é mais do que promover lazer e diversão para a comunidade. “Cinema é mais um recurso de educação. É com cultura, educação e lazer que se transforma a sociedade”, completou.

Até agora o Circuito Spcine lançou dez salas. Além do CEU Feitiço da Vila, os CEUs Meninos, Caminho do Mar, Quinta do Sol, São Rafael, Butantã, Jaçanã, Aricanduva, Três Lagos, e também na Galeria Olido já iniciaram suas atividade e estão atendendo ao público. Todas com equipamentos de projeção digital Christie 2D/2K, capacidade de fluxo luminoso de 10 mil lumens e sistema de som Dolby 5.1, importados do Canadá.

“Ter a possibilidade de vivenciar um cinema em nossa região é criar oportunidades ao jovem da zona sul, além de assistir a um filme, de se interessar e sonhar em ser roteirista, cineasta ou ator. Aproximar isso da população traz novas possibilidades”, afirmou o Diretor Regional de Educação do Campo Limpo, Alexandre Ferreira Cordeiro.

A programação das salas do Circuito Spcine pode ser consultada aqui.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial