terça-feira, 13 de setembro de 2016

Programa Acompanhante de Idosos diploma alunos do curso de alfabetização


Secretário Alexandre Padilha participou da cerimônia da formatura dos estudantes na UBS Integral Jardim Vera Cruz

“Alguns idosos tinham vergonha em usar a digital ou escrever apenas uma letra do nome quando precisavam assinar um documento. Isso mexia com a autoestima deles”, explica Fábio Roberto, acompanhante de idoso no programa da Prefeitura e idealizador do curso de alfabetização no extremo da Zona Sul.

Iniciado em janeiro deste ano, o projeto contou com a presença de nove idosos que participam do Programa Acompanhante de Idosos – PAI, uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde que garante a presença de agentes pagos pela Prefeitura para auxiliar os moradores acima de 65 anos em suas atividades de rotina, como ir ao banco, na UBS ou mesmo se alimentar. Uma equipe multiprofissional também acompanha os pacientes e avalia os casos.

A entrega dos diplomas aconteceu na unidade da UBS Integral Jd. Vera Cruz, no M’Boi Mirim, e contou com a participação dos estudantes e seus familiares, equipe do PAI, técnicos, gestores, conselheiros de Saúde e do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

“O Brasil vai dobrar sua população de idosos nos próximos anos e estamos trabalhando para melhorar o atendimento nas unidades de saúde. Criamos mais 16 equipes do PAI nas subprefeituras da periferia e estamos abrindo nove novas unidades específicas para idosos. Vamos ter mais atenção, cuidado e respeito com quem muito nos ensinou. Atividades como estas, de alfabetização, ajudam muito na saúde mental e autonomia do idoso”, destacou o secretário.

Durante o curso cada estudante foi avaliado pela frequência semanal nos encontros e todas as tarefas foram registradas. A metodologia do pedagogo Paulo Freire foi empregada e a alfabetização se deu a partir do levantamento do universo vocabular dos participantes.

Aluno mais idoso da turma, seu Joaquim de Freitas, 86 anos, disse que já está se preparando para se conectar no Whatsapp e poder conversar com a família e os amigos. “Realizei um sonho e já estou ajudando a ensinar o meu neto a escrever. Isso me deixa muito feliz”, disse, emocionado.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial